segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lanches Saudáveis (Parte I)



Os lanches são refeições  importantes  durante o dia. Um lanche de boa qualidade nutricional pode ajudar a manter um peso saudável, assim como uma boa saúde. No entanto, lanches com elevados teores de açúcar, gordura e sódio podem ser prejudiciais e não devem ser incentivados.
Nem todo mundo sabe escolher bem o seu lanche e, nessa hora, é comum surgirem dúvidas . Por exemplo, o lanche assado é sempre a melhor opção? Um lanche saudável é sempre uma fruta?
Em geral, lanches assados costumam ter menor quantidade de gordura do que os fritos, já que ao fritar um alimento, este absorve uma quantidade importante de óleo. Porém, alguns assados são preparados com grande adição de gorduras como manteigas, gorduras vegetais, entre outros. É o caso dos folhados. A massa folhada leva várias camadas de gordura, que vão deixar o produto crocante depois de assado, mas com muita gordura. Ou seja, alimentos assados podem não ser a melhor opção .

Então, como escolher? No caso dos lanches industrializados, a melhor estratégia é ler o rótulo do alimento, ficando atento às informações nutricionais e à lista de ingredientes. De acordo com a regulamentação da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), a lista de ingredientes deve vir de forma decrescente, ou seja, o que tiver em maior quantidade no produto deve ser o primeiro ingrediente da lista, seguido pelo segundo mais presente e assim por diante. Logo, se um alimento possui como ingredientes principais: açúcar, óleo ou gorduras em geral, fique de olho, esse produto provavelmente não será a melhor opção.
Uma excelente alternativa é preparar seu próprio lanche, pois isso lhe dará a oportunidade de conhecer melhor tudo que o compõe. Opte por criar sanduíches com pães integrais, com a presença de saladas e queijos com menores quantidades de gorduras, como ricota ou queijo minas frescal branco.

Para uma alimentação mais completa, é importante que haja ingestão variada de alimentos ricos em vitaminas e minerais, e nesse aspecto a inclusão de frutas é essencial. O lanche representa uma excelente oportunidade de acrescenta-las à dieta. No caso destas, pode-se optar também por suas versões desidratadas ou “passas” desde que não haja adição de açúcar. Uma das vantagens será a maior durabilidade da fruta desidrata.
Cuide da sua alimentação e atente-se ao que está sendo ingerido, assim você estará melhorando sua qualidade de vida.


Para que continuemos falando sobre esse tema tão abrangente, sugerimos a continuação da leitura do texto Lanches Saudáveis (Parte II) disponível na próxima postagem.
Em ambos os textos separamos receitas que facilitarão suas escolhas e poderão ser excelentes alternativas para um lanche saudável . Confira!

Pão de queijo (reduzido em gordura)
200g de iogurte natural
3 ovos
50g de margarina
500g de queijo meia cura ralado
450g de polvilho doce
Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador os ovos, o iogurte e a margarina;
2. Misture com o queijo e acrescente o polvilho aos poucos;
3. Amasse com as mãos até homogeneizar a massa;
4. Faça bolinhas e leve ao forno (sem untar a assadeira) à 200° C
5. Retire do forno quando corar; 

  
Sanduíche Natural
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo branco
1 colher de iogurte natural
1 pitada de orégano (a gosto)
2 fatias de tomate
1 folha de alface
Manjericão fresco
Modo de Preparo:
1.Triture o queijo e misture com o iogurte; mexa até formar um creme;
2. Adicione orégano; passe no pão; acrescente o tomate, alface e manjericão. 


 !---

Nenhum comentário: