segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lanches Saudáveis (PARTE II)

Continuamos na discussão das melhores opções de lanches saudáveis.

Iogurtes
O iogurte pode ser uma excelente opção para a hora do lanche, pois se trata de um alimento prático, versátil e geralmente muito saboroso. O iogurte pode ser muito saudável por conter valores significativos de nutrientes como: proteínas e cálcio, importantes para manter a saúde dos ossos e do corpo com um todo. Um ponto negativo pode ser a quantidade de açúcar e gordura (sim, gordura!!) facilmente camuflados neste produto e, comumente utilizados para melhorar a textura e sabor do mesmo. Não há como generalizar, por isso a melhor forma de avaliar a qualidade do iogurte é observando sua lista de ingredientes e sua tabela nutricional. Aqueles iogurtes que vêm acompanhados de caldas de “frutas” geralmente são os que possuem maior quantidade de açúcar. Fique de olho!
Uma boa alternativa são os iogurtes naturais que, em geral, são reduzidos em açúcar ou sem adição  e os desnatados, que não apresentam gordura. Para complementar seu lanche aproveite para incluir nele alimentos como castanhas, frutas secas, aveia, ou qualquer fruta de sua preferência. Assim você adoçará seu iogurte sem adição de açúcar de mesa.

Barras de Cereais
Outro alimento comumente consumido no horário do lanche são as barras de cereais. Apesar da proposta de uma maior ingestão de fibras, um aspecto para qual o consumidor deve se atentar é a quantidade de açúcar que este produto pode conter. Esse açúcar pode estar até mesmo camuflado na lista de ingredientes utilizando-se de outros nomes como: xarope de glicose, açúcar invertido, entre outros. Se você pensa em substituir esse produto do seu lanche, a granola (desde que sem açúcar) pode ser uma boa alternativa. Ou procure barras sem adição de açúcar!

Biscoitos
Quanto ao biscoito, esse costuma ser o vilão na hora do lanche. Afinal de contas, a quantidade de sódio presente costuma ser muito alta, tanto em biscoitos salgados como doces. Ás vezes o produto que possui em seu rótulo a alegação de biscoito integral pode ser falsa. Para saber se é verdadeira, procure no rótulo se a farinha integral é o primeiro ingrediente da lista e se há adição de grãos e cereais integrais nesse produto. Evite o consumo de biscoitos recheados, pois esses produtos são famosos por suas quantidades elevadas de açúcar e de gordura. Já existem no mercado biscoitos com reduzido teor de sódio e ricos em fibras.

Em resumo: devemos nos atentar para a qualidade dos alimentos que consumimos. Não se deixe enganar por uma simples alegação de produto saudável e busque saber do que é composto o alimento que você está ingerindo. Calma, não há só opções ruins de alimentos industrializados. Portanto, conforme o consumidor adquire o hábito de ler os rótulos dos alimentos, passa a conhecê-lo e a ter o poder de fazer escolhas mais saudáveis.

Se você não leu a primeira parte do texto onde falamos sobre a diferença entre alimentos fritos e assados, sobre como ler rótulos de alimentos industrializados e sobre as frutas em suas diversas formas, leia o post anterior e confira!

A seguir, temos uma receitinha saborosa que pode refrescar o seu dia e aumentar seu consumo de frutas, castanhas, fibras, cálcio e uma série de substâncias benéficas ao organismo:
              

  Smoothie de frutas
Ingredientes
1 pote pequeno de iogurte natural
8 morangos congelados
1 banana congelada
4 cubos de gelo
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.  


Para torna-lo mais nutritivo você pode acrescentar castanhas ou uma colher de sopa de aveia, ou até mesmo substituir as frutas utilizadas por outras de sua preferência. Seja criativo e aproveite!


Nenhum comentário: