domingo, 31 de maio de 2015

Informações sobre nutrição: elas são confiáveis?

Diariamente, nos deparamos com diversas informações sobre alimentação e nutrição na internet, na televisão, em revistas... Lemos matérias sobre alimentos que possuem propriedades fantásticas e seria a solução para todos os problemas - os "superalimentos". Encontramos dietas de emagrecimento que prometem milagres. Vemos famosos dando dicas de alimentação em seu perfil de alguma rede social. Mas é possível confiar nessas informações?
Será que todas essas informações são confiáveis?
De acordo com o novo Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), "há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis". Isso acontece porque a maioria das informações lançadas na mídia servem, na verdade, para promover a venda de certos alimentos, suplementos ou, até mesmo, de um estilo de vida, em vez de promover uma alimentação saudável. Logo, há a disseminação de informações que nem sempre visam prioritariamente a qualidade de vida da população.

Como saber, então, se a informação é confiável? Fique atento a estas dicas:

1) O Guia Alimentar é o principal documento no nosso país atualmente para nortear a população acerca de uma alimentação adequada, por isso é recomendada a leitura desse Guia. Não conhece? Então veja aqui o post anterior do nosso blog do CASA!

2) Quem está divulgando a informação é um profissional de saúde? Se não, suspeite. Procure informações diretamente com profissionais de saúde, principalmente nutricionistas, que são capacitados para oferecer informações seguras e cuidar da sua saúde através da alimentação e nutrição.

3) Confira se próximo à divulgação das informações de nutrição tem anúncios de outros produtos ou as logos de marcas de alimentos. Isso pode indicar que o autor das informações tem conflitos de interesse com a indústria, ou seja, divulga o que a sua empresa vende (e ainda ganha um dinheirinho com isso, em alguns casos...), e não necessariamente o que é melhor para você.

4) Lembre-se: uma orientação nutricional tem que ser personalizada. Não existem soluções mágicas e nem dietas que atendem a todos da mesma forma. Não é um único alimento que emagrece ou reduz o colesterol ou melhora a sua pele... O que importa é o equilíbrio da sua alimentação como um todo e a melhor combinação de alimentos, na quantidade adequada, da forma ideal para seu corpo, o que só um nutricionista habilitado pode determinar. 

Nenhum comentário: