domingo, 31 de agosto de 2014


O nutricionista é um profissional de saúde que trabalha com as relações do homem com o alimento, com o objetivo de suprir suas necessidades nutricionais.

Dentro da nutrição existem algumas áreas de trabalho, são elas: gestão de produção de refeições, onde se trabalha em unidades de produção de refeições elaborando cardápios que se adequem às necessidades da população e fiscalizando higienicamente; nutrição clinica, ocorrendo o atendimento individual voltado ao tratamento de doenças ou outros problemas; nutrição social, serviços relacionados à saúde pública, como trabalho em creches, unidades de saúde, programas do governo, entre outras coisas; nutrição esportiva, focando no atendimento a atletas e praticantes de atividade física; e nutrição funcional, que trabalha com a individualidade bioquímica.

Como pode-se ver dentro da nutrição há um universo de caminhos, muitas vezes bastante diferentes, um universo pelo qual muitos são apaixonados. É importante sempre lembrar que o nutricionista não é um profissional de estética, mas sim da área de saúde, o objetivo é apenas trazer qualidade de vida independente de qual seja a área de atuação.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

No mês de junho realizamos a feira Nutrir Bem em parceria com a CASSI no Centro Tecnológico do Banco do Brasil. Participaram da feira cerca de 150 pessoas, incluindo homens e mulheres, a maioria na fase adulta que contaram com de avaliação nutricional, informações acerca de rotulagem, e as exposições do teor de gordura, açúcar e sal nos alimentos, do álcool, e de opções de lanches. A seguir estão algumas fotos.




sábado, 21 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014: Como devo me alimentar???


    A copa do mundo esta aí!!! E neste clima de festa, os torcedores gostam de reunir a família e os amigos para comemorar. No entanto, em eventos como este, é comum as pessoas abusarem do consumo de bebidas alcoólicas e petiscos energéticos, extremamente gordurosos e ricos em sódio. Os jogos não devem ser uma desculpa para abusar deste tipo de alimentação. Por isso, vamos mostrar aqui algumas dicas sobre quais alimentos você pode comer sem peso na consciência!
   É importante que, antes do jogo, você realize as refeições normalmente. Não fique em jejum prolongado só para saborear maior quantidade de petiscos na hora do jogo. Isso fará você acumular maior quantidade de gordura corporal. Além disso, deixe para comer somente na hora do intervalo do jogo, pois se você comer durante a partida, você estará mais ansioso (a) e não controlará a quantidade que está comendo.


  Escolha opções mais leves para petiscos, tais como azeitonas, queijos brancos em cubos temperados com azeite e orégano,  peito de peru ou blanquet de peru enroladinhos, sanduíches naturais com patês caseiros de atum ou frango, oleaginosas como castanhas do Para ou de caju, frutas secas, etc. A pipoca também é uma ótima opção, mas não utilize aquelas de saquinho para microondas e ainda com manteiga. Nós mostraremos aqui uma receita de pipoca saudável!
    No entanto, se você estiver na casa de algum familiar ou amigo e não tiver opções como estas, prefira consumir os salgados assados ao invés dos fritos, e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso. Para beber, prefira os sucos de frutas naturais ou chás gelados.
   Aqui vão algumas receitas rápidas, nutritivas e muito gostosas que foram selecionadas especialmente para você preparar e servir seus convidados.

   Bom jogo e bom apetite!!!

  • Pipoca Saudável (36 kcal por receita):


Ingredientes:

    8 colheres de sopa de milho para pipoca
    8 colheres de sopa de água
    Sal a gosto

Preparo:
Misture a pipoca e a água em uma vasilha grande de vidro que possa ir ao microondas. Cubra com papel filme e faça furinhos em formato de cruz, deixando um furo maior no centro do plástico. Leve ao microondas em potência alta por 10 minutos.

  • Brusqueta (52 kcal cada unidade - rende 11 unidades):



Ingredientes:
    4 pães franceses de 50g cada
    Margarina light
    100g de peito de peru cortado em tiras
    1 tomate
    2 colheres de sopa de cebola picada
    2 folhas de alface crespa
    50g de requeijão light
    Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Corte o pão francês, passe a margarina e leve ao forno até dourar. Faça uma salada misturando a alface, o peito de Peru, o tomate, a cebola e o requeijão light. Monte a brusqueta e sirva ainda quente.

  • Salada Caprese no palito (12 kcal cada unidade - rende 25 unidades):




Ingredientes:
    Tomate cereja
    Queijo minas frescal
    Manjericão

Preparo:
Intercale, no palito, o tomate, o queijo e o manjericão.

Esta receita também pode ser acompanhada de molho pesto, que vai aumentar as calorias para 19 kcal cada unidade!

Molho Pesto:

Ingredientes:
    4 dentes de alho
    1/2 colher de chá de sal
    1 xic. de chá de manjericão fresco
    3 col. de chá de nozes picadas
    50g de queijo parmesão ralado
    1/2 xic. de chá de azeita extra virgem
    Pimenta do reino a gosto

Preparo:
Bata tudo no liquidificador.

  • Ovo de codorna ao molho de batata doce (398 kcal por receita com 24 ovos):

Ingredientes:

    1 caixa de ovos de codorna
    100g de batata doce
    150ml de leite desnatado
    1 dente de alho pequeno
    1/2 cebola pequena
    Sal a gosto
    Salsa desidratada para decorar

Preparo:
Cozinhe os ovos de codorna, retire a casca e polvilhe a salsa desidratada. Para o molho, cozinhe a batata doce, retire a casca e misture a batata ao leite, ao alho, a cebola e ao sal no liquidificador e bata todos os ingredientes. Decore com salsa.

  • Falsa mini-pizza (106 kcal a unidade):


Ingredientes:
    Pão de forma integral
    Tomate picado
    Queijo minas ralado
    Orégano
    Azeite extra virgem

Preparo:
Coloque um fio de azeite em cima do pão, monte em cima o queijo, o tomate e o orégano. Asse em forno baixo por 10 minutos.



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Comida de festa junina, vilã ou mocinha?

Festas juninas são recheadas de comidas típicas, várias que representam a cultura alimentar brasileira. Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer melhores escolhas nessa época do ano.


Muitos alimentos consumidos nessas ocasiões são à base de milho. O milho é um alimento saudável, fonte de carboidratos, fornecendo energia para o organismo, rico em fibra, que ajuda no funcionamento intestinal além de trazer maior saciedade. O milho também é fonte de Vitamina B1 que favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular enquanto a vitamina E fortalece o sistema imunológico e previne o organismo contra os radicais livres (impedem o envelhecimento das células). Além disso, o milho é isento de glúten, uma proteína presente em alguns cereais que algumas pessoas possuem intolerância ou alergia. A melhor opção é o consumo do milho cozido, menos calórico, sem adição de manteiga. Outras opções nessa época são pamonha, canjica, bolos e pipoca. Se puder escolher, opte por pipocas sem manteiga. Pamonhas e canjicas são ricas em açúcar, então, consuma pequenas porções. Os bolos de milho também são produzidos com açúcar, mas em menor quantidade e podem ser uma boa opção.

Outro alimento muito encontrado em preparações juninas é o amendoim, que é uma oleaginosa rica em gorduras de boa qualidade, proteínas, zinco, vitaminas B1 e E. O cuidado é que por ser fonte de gordura, são calóricos e seu consumo também merece cautela. Se escolher comer uma canjica que já é rica em calorias, a melhor opção é comer sem amendoim. Escolha amendoim inteiro e torrado e se for como doce, escolha pequenas porções de pé de moleque ou paçoca.
Outra dica é fazer um lanche saudável antes de sair de casa, assim você não sentirá tanta fome durante as festas. Como são várias festas durante o mês, escolha muito bem o que vai comer em cada dia para não ultrapassar muito nas calorias diárias.