segunda-feira, 1 de abril de 2013

Hipertensão Arterial x Consumo de sal


Hoje em dia, com o ritmo de vida acelerado, alimentação inadequada e sedentarismo houve um aumento no número de indivíduos portadores de doenças crônicas, dentre elas a Hipertensão Arterial Sistêmica. Esta doença é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, sendo a causa de mortes em 40% dos casos de acidente vascular cerebral e 25% das doenças cardiovasculares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2010). 

Mas afinal, o que é Hipertensão Arterial Sistêmica? Esta doença caracteriza-se pela elevação anormal das pressões arteriais sistólica e/ou diastólica, com valores acima de 140 x 90 mmHg, obtidas por 3 repetições em cada consulta, nos 2 braços,  em diferentes ocasiões. Se a medição ocorrer em casa, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo para diagnóstico e tratamento correto.


Um dos fatores relacionados a esse aumento é o consumo excessivo de sódio. A recomendação individual diária da Organização Mundial de Saúde de sódio é de 2400 mg (ou 6g de sal – NaCl), mas segundo dados do Ministério da Saúde (2004), brasileiros consomem em média o dobro disso: 12g de sal. Esse alto consumo é devido tanto ao sal de adição como pelo consumo de produtos industrializados, desde biscoitos recheados até massas congeladas, que contem sódio utilizado como conservante, em grandes quantidades.

Como já foi mostrado, é muito importante reduzir esse consumo, mas o que fazer? O ideal é retirar o saleiro da mesa, evitar o consumo de temperos prontos e o consumo de produtos industrializados. Como alternativa a essas mudanças, é importante usar ervas e condimentos naturais, como alho, cebola, coentro, salsinha, orégano, pimenta, tomilho e muitos outros para temperar os alimentos de forma saudável.
            Deixo para vocês duas receitas que levam esses ingredientes e são ótimas alternativas:
Sal de ervas
Para fazer o sal de ervas, será necessário quantidades iguais de alecrim, manjericão e orégano desidratados (100g cada uma) acrescidos de 100g de sal. Bata tudo no liquidificador e guarde em embalagem bem fechada. Pode ser utilizada em substituição ao sal comum.
Tempero caseiro
Para essa receita, utilize 3 cabeças de alho, 2 cebolas médias e 1 colher de sopa da erva de sua preferência (orégano, por exemplo). Depois de descascar tudo, bata no liquidificador e conserve na geladeira. Pode ser utilizado como tempero de arroz, feijão, carne e caldos.

Referências Biliográficas:
Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(supl.1): 1-51. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2010/Diretriz_hipertensao_associados.pdf.
Molina M.C.B., Cunha R.S., Herkenhoff L.F., Mill J.G. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Rev Saúde Pública 2003;37:743-750. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000600009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa do IBGE revela que o brasileiro mudou seu padrão alimentar. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/pesquisaIbge.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_alimentar_conteudo.pdf.



Nenhum comentário: