quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Oito dicas indispensáveis para ter uma alimentação saudável fora de casa


Muitas vezes, se alimentar fora de casa é sinônimo de cometer excessos, podendo acarretar diversos problemas na vida de um indivíduo. Uma das principais causas disso é a oferta e a variedade de alimentos, já que nos restaurantes essas são  maiores em detrimento da oferta e a variedade em casa.
Os restaurantes do tipo “self-service” são uma ótima opção para quem deseja se alimentar de forma saudável fora de casa, pois, diante de uma oferta variada de alimentos, você tem a autonomia em optar pelos mais saudáveis e menos calóricos. Outro ponto positivo é a rapidez, pois muitos indivíduos possuem o horário de almoço contado. 

Mas cuidado, mesmo nesses serviços, podemos optar e montar pratos muito calóricos, gordurosos e com excesso de sal.



Dicas para um almoço ideal:

1. OPTE PELOS CEREAIS INTEGRAIS
 Na maior parte dos restaurantes “self-services”, é oferecido o arroz branco e o integral, opte pelo integral! Além de ter o índice glicêmico menor, dá a sensação de saciedade por mais tempo em detrimento do arroz branco, pois demora mais tempo para ser digerido. Melhor ainda se for consumido junto com o feijão.

2. DISPENSE AS FRITURAS
 Esse é o ponto negativo em um restaurante em que a variedade é grande, normalmente, pode-se encontrar uma enorme variedade de alimentos fritos com grande quantidade de gordura. Esses alimentos podem ser consumidos ocasionalmente e com moderação, mas não devem fazer parte dos hábitos alimentares diários de nenhum indivíduo. Seu consumo excessivo pode trazer diversas consequências maléficas ao organismo, como o aumento da gordura corporal, implicando no aumento do peso, assim como doenças cardiovasculares.

3. SOBREMESA? FRUTA!
 Assim como citado acima, em alguns restaurantes encontra-se uma enorme variedade de sobremesas elaboradas. O consumo de alimentos açucarados pode ocorrer de maneira ocasional, assim como os alimentos fritos. Seu consumo excessivo pode acarretar no aumento de peso e também no desenvolvimento de doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus. As frutas podem ser uma boa opção de sobremesa, pois é uma importante fonte de fibras, vitaminas e minerais!

4. NÃO INGIRA LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO
 Esse hábito pode causar uma sensação de saciedade precoce, alterar o pH intestinal, e dilatar muito o estômago.

5. DISPENSE O COUVERT
 Em alguns restaurantes, principalmente os de sistema “a la carte”, é encontrado o couvert, que normalmente consiste em pães, queijos e patês. Fique de olho! Essa “entradinha” pode aumentar muito o valor calórico de sua refeição e diminuir sua qualidade. Os pães de modo geral, são alimentos de alto valor calórico e índice glicêmico. Os queijos, apesar de possuírem o aspecto positivo de serem fonte de cálcio, podem ser muito gordurosos dependendo de seu tipo, assim como os patês, que dependendo da base em que é preparado, pode ser uma  fonte de gordura.


6. SE POSSÍVEL, CONSUMA PELO MENOS UM FOLHOSO, UM VEGETAL COZIDO E UM CRU DIARIAMENTE

 Esses alimentos são indispensáveis diariamente na alimentação de todo indivíduo. São fontes de vitaminas e minerais, melhoram o transito intestinal, e por serem ricos em fibras, diminuem o índice glicêmico das refeições. Varie! Diariamente, tente comer um tipo de vegetal diferente, pois cada um deles possuem propriedades benéficas diferenciadas para o organismo.

7. COMA PELO MENOS UMA PROTEÍNA NAS REFEIÇÕES PRINCIPAIS
 Um bife pequeno de carne equivale a um bife médio de frango ou uma posta grande de peixe. Deve-se optar por cortes magros e a gordura aparente deve ser retirada. Dê preferencia aos grelhados, assados ou cozidos. As proteínas possuem propriedade construtora no organismo e não devem ser dispensadas da alimentação. Também podemos incluir fontes proteícas vegetais como lentilha, ervilha, feijão. 

8. NÃO ACRESCENTE SAL À SUA REFEIÇÃO
 Normalmente elas já são preparadas com uma quantidade de sal superior ao recomendado. Uma pessoa não deve consumir mais de 5g de sal DIARIAMENTE, um sachê de sal normalmente possui 1g. Caso você faça isso, provavelmente em apenas uma refeição, vai estar extrapolando o que deveria ser consumido em um dia inteiro. Prove sua comida antes de adicionar sal desnecessariamente.

OUTRAS DICAS:

· Caso vá se alimentar em um restaurante self-service, se possível, observe todo o buffet antes de se servir e mentalize o que vai escolher, isso evita que você pegue “um pouquinho” de cada alimento ofertado, o que acaba acarretando em excessos, ou se for a um restaurante "a la carte", tente escolher o prato que mais se adapte às dicas acima!



· Uma boa dica é consumir pelo menos um cereal, uma leguminosa e uma proteína e não dispensar a salada no almoço. Todos esses grupos alimentares possuem propriedades diferentes e são essenciais para uma alimentação equilibrada. Uma boa alimentação também deve ser variada, procure comer alimentos diferentes diariamente, de acordo com os seus gostos.



Nenhum comentário: