quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como controlar a alimentação das crianças no ambiente escolar

Estar de férias é muito bom, mas infelizmente chega ao fim e as aulas já estão começando! Com a volta à rotina, pequenos detalhes acabam fazendo uma grande diferença para manter uma alimentação saudável.
Em primeiro lugar é importante que não sair de casa sem o café-da-manhã. Um longo período de jejum não faz bem ao organismo e muitas vezes acaba fazendo com que a próxima refeição seja feita de forma exagerada. Em casa ou na escola, é importante evitar o consumo de produtos industrializados, que na maioria das vezes contém altas quantidades de sódio, gordura e açúcares. Algumas trocas são importantes, por exemplo, ao invés de ingerir refrigerantes, optar por sucos naturais, trocar salgados por sanduíches naturais, escolher bolos caseiros simples ou biscoitos sem recheio no lugar dos recheados.  Frutas jamais podem ser dispensadas, pois são excelentes aliadas na alimentação, trazendo maior saciedade por conta das fibras e pela grande quantidade de vitaminas. 
 



Para que o escolar possa seguir as dicas corretamente é importante que haja um diálogo entre ele e os responsáveis, pois muitas vezes a imposição dos pais não resolve. É legal deixar um dia para que a criança ou adolescente possa escolher seu lanche da sua preferência. As opções devem ser variadas e é interessante combinar cores de maneira que chame atenção. Afinal, também se come com os olhos! Se a criança for pequena, é possível fazer um sanduíches saudáveis com rosto de palhaço ou bichinhos para atrair ainda mais a atenção para o alimento. Mostrar a importância de uma alimentação equilibrada a uma criança desde cedo é fundamental! Quanto antes ela aprender, melhor qualidade de vida terá! 

Nenhum comentário: