quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Férias saudáveis: Colocando em prática!


            As férias escolares continuam e junto a elas não podemos esquecer de manter uma alimentação equilibrada. Seguindo o tema de alimentação saudável nesse período, é importante considerar de forma prática como se comportar diante dessa rotina desregrada para alcançar o balanço entre férias e a alimentação adequada.

Como mencionado em postagens anteriores sobre esse tema, as férias são acompanhadas por refeições em horários diferentes do usual, assim como horários para diversão e de sono, com isso, o momento das refeições deve ser conciliado com essas atividades. Para aqueles que acordam mais tarde, é importante não pular o café-da-manhã. O almoço deve ser completo e equilibrado,com opções de alimentos crus, cozidos e assados/grelhados, evitando-se frituras na mesma refeição e no restante do dia. Para opção de doce, opte pelas frutas ou por preparações à base de frutas (não de açúcar!) como saladas, picolés e gelatinas, e evite as sobremesas que tenham leite ou outra fonte de cálcio logo após o almoço para não prejudicar a absorção de ferro.

           Apesar da tendência a comer mais nas férias, respeite os intervalos entre as refeições e o tamanho das porções, principalmente nas viagens, estadias em hotéis e visitas a clubes. Para o lanche, existe uma variedade de opções saudáveis que deixam qualquer salgadinho ou refrigerantes para trás. Prefira os bolos simples como de cenoura e laranja (sem recheio ou cobertura), os sucos da fruta ou de polpa, água de coco, sanduíches naturais, biscoitos integrais, vitaminas, barras de frutas ou de cereais... Mesmo fora de casa procure por essas opções e evite os comuns pastéis, croissants, coxinhas e bolinhos industrializados. Lembre-se de que o alimento saudável nutre e sacia, não apenas “enche a barriga”.


Por fim, muitas das dicas aqui fornecidas valem para o dia-a-dia mesmo fora das férias, afinal, hábitos saudáveis devem ser constantemente desenvolvidos seja qual for o período do ano ou momento da vida!

Nenhum comentário: