quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

De olho na alimentação das crianças durante as férias!




Depois de um ano muito cansativo, chegam as tão esperadas férias, o momento em que as pessoas usam para curtir e descansar um pouco mais. Porém, essa é justamente a época em que costumam extrapolar nas comidas consideradas não saudáveis, o que pode ter impacto no peso e no bem-estar.                 

Para as crianças, a rotina é alterada, modificando a hora tanto de ir dormir, como brincar e fazer suas refeições.  Muitas acabam abusando dos doces, refrigerantes e fast foods, e às vezes os pais não as proíbem por preferirem deixar elas aproveitarem as férias, achando que assim é a maneira mais divertida.

Não é recomendado tirar de uma vez esses alimentos do dia a dia da criança, até porque para aquelas que já tem o costume de consumi-los poderia ser muito difícil a mudança. O indicado é a mudança na alimentação seja gradual, e é importante que se conheçam os prejuízos que a ingestão exagerada destes alimentos pode trazer, como obesidade e alteração nos níveis de açúcar e gorduras no sangue.

As férias são uma ótima oportunidade para fazer uma reeducação alimentar com as crianças, até porque os pais tem mais tempo para isso do que teriam no período de trabalho. Para retirar a ideia de que somente salgadinhos, refrigerantes e doces são bons lanches nas férias e aumentar o interesse da criança por outros alimentos, o que pode ser feito é levar os filhos à cozinha, para que os mesmos ajudem no preparo de seus lanches e assim sintam mais vontade de consumi-los. Os pais podem fazer bolos mais saudáveis, sanduíches, vitaminas, entre outras preparações que serão melhores opções do que as mencionadas anteriormente.

É importante que sempre se ofereçam frutas durante o dia, entre as refeições principais. Para aquelas que não gostam, o recomendado é que se adicionem as frutas em vitaminas e sucos, para que as crianças possam começar a se habituar com o sabor de tais alimentos. Contudo, ainda é fundamental continuar oferecendo frutas em sua forma natural, para que a criança conheça os alimentos in natura, comece a gostar e escolher esses alimentos por vontade própria. Além disso, as frutas inteiras, preferencialmente com casca, possuem mais nutrientes e fibras do que as consumidas na forma de sucos.

A reeducação alimentar nas férias é muito benéfica pois é um momento em que os pais e os filhos tem mais tempo para estarem juntos, e a criança vai entendendo aos poucos a importância de uma alimentação mais saudável, e assim ela levará os costumes da alimentação nas férias para as voltas às aulas e assim por diante.

Confira a seguir uma receita de gelatina de morango, que pode ser feita com a ajuda das crianças e inclui fruta na sua preparação. Crianças costumam gostar de gelatinas, e fazendo desta maneira, a preparação fica mais rica em cálcio, devido ao iogurte, e também é mais recomendada pela presença da fruta. 

Gelatina de morango
1 copo americano (150 mL) de gelatina de morango
1 pote (170 g) de iogurte natural
7 morangos

Modo de preparo
Dissolver a gelatina conforme instruções da embalagem e separar uma quantidade equivalente à um copo americano. Deixar esfriar.
Lavar os morangos um por um e retirar os cabinhos.
Cortar os morangos em pedaços pequenos e colocar em uma tigela.
Misturar o iogurte à gelatina e colocar sobre os morangos na tigela. Levar para refrigerar até endurecer.

Sugestão: Essa preparação pode ser feita em forminhas individuais.
     Você também pode colocar uma folhinha de hortelã como um enfeite.

Nenhum comentário: