quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O desafio da Alimentação Saudável nas férias

Há quem diga que manter uma alimentação saudável e balanceada durante as férias seja algo muito desafiador. A falta de uma rotina com horários estabelecidos, seja para realizar as refeições, dormir ou até mesmo acordar, são fatores que geralmente refletem de forma negativa na alimentação do indivíduo.
 Além do mais, outras questões como a quantidade de festas de fim de ano que possuem tradicionalmente muita comida, viagens turísticas ou maior frequência de passeios destinados ao lazer são caracterizados como razões que, em geral, levam aos excessos no consumo de alimentos mais calóricos e pouco nutritivos.
No entanto, a boa notícia é que há diversas formas de fugir destas situações e buscar estabelecer hábitos melhores, evitando-se problemas de saúde posteriores e melhorando a qualidade de vida. Pensando nisso, listamos 5 passos que podem ajuda-lo nessa difícil, porém gratificante missão.   


        1)      Mesmo que seja tentador, evite os excessos. Especialmente em alimentos ricos em sódio, gordura ou açúcar. Afinal, sabemos que a moderação pode ser o segredo para se ter uma vida mais saudável. Para isso, esteja atento aos rótulos dos alimentos, focando na informação nutricional e na lista de ingredientes.



2)      Dê preferência por realizar suas refeições em casa. Se possível, desenvolva o hábito de cozinhar, pois ao preparar o alimento tem-se a oportunidade de controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes, evitando-se excessos..


3)      Opte por incluir o consumo de frutas e hortaliças regionais e que estejam na safra. Estes são alimentos fundamentais para uma alimentação equilibrada, pois aportam inúmeros nutrientes e fibras que contribuirão para o funcionamento do seu corpo..

4)      Tome mais água. Seu corpo precisa de hidratação eficiente, afinal de contas, é verão! Porém, adote isto como hábito em todas as estações. Para isso, leve uma garrafinha de água com você para onde for; assim fica mais fácil lembrar desta tarefa.

5)      Opte por atividades de lazer que o permitam deixar de lado o sedentarismo. Caminhadas ao ar livre, corridas em parques ou até mesmo natação são ótimas opções.

Seguir práticas mais saudáveis durante o período de férias provavelmente será muito positivo na hora de ajuda-lo a voltar para rotina. Está de férias? Então aproveite para descansar, sem descuidar da alimentação!


Nenhum comentário: