quarta-feira, 5 de março de 2014

Por que cozinhar??


Cada vez mais brasileiros estão consumindo alimentos prontos fora de casa, deixando de preparar e manipular os alimentos em seus lares. Esse consumo vai além de restaurantes abrangendo também os fast food, devido à necessidade de uma alimentação rápida por parte da população. Essa série de fatores, algumas vantagens e desvantagens da  alimentação fora e dentro de casa  devem ser levadas em conta.

Uma grande vantagem de se alimentar nos restaurantes ou fora de casa é a ampla variedade de preparações que são ótimas para garantir um aporte de grande parte dos nutrientes de cada grupo alimentar. No entanto, muitas pessoas tendem a colocar no prato mais do que necessitam, e além disso, as preparações em restaurantes, principalmente do tipo self-service e os do tipo fast food, podem ser mais calóricas que as preparadas em casa.

Dentro de casa é possível controlar o que se coloca em cada preparação, já nos restaurantes não é possível se determinar a real situação do local e dos manipuladores. Além disso cada local possui sua receita própria, sendo observado o uso de condimentos e molhos ricos em sódio e em gorduras sem controle por parte da administração.

Assim, alimentar-se em casa pode ser melhor caso saibamos escolher os ingredientes e prepará-los de forma adequada. Em caso, saberemos quanto de óleo utilizamos no preparo, a quantidade de sal gasta, podemos optar em não utilizar caldos industrializados e outros ingredientes ricos em sódio. Podemos não utilizar açúcar para adoçar sucos, preparar sucos naturais, escolher frutas como sobremesa, entre outras vantagens.


O melhor é fazer uso de ervas e temperos naturais diminuindo a concentração de sódio e gordura ao alimento, alem de proporcionar melhor aspecto quanto ao sabor para a preparação.
Mas o tempo que se leva em casa é maior. Então ao escolher comer fora de casa, observe mais o local que escolheu e preste mais atenção nas preparações que coloca no prato. Percebe-se que todos os locais possuem vantagens e desvantagens, sendo que a escolha que se faz determina o que se come.

Nenhum comentário: