segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comentário do internauta:
“Oléo de soja contem ômega 3? 6? e 9? Que viagem. Ao que se saiba ômega 6 esta sendo pesquisado no oléo de pequi e olhe lá. Se for para informar de forma equivocada “cale” os dedos.” Anônimo

Resposta:
Por Cainara Lins Draeger

Prezado Anônimo,

A proposta dessa pesquisa foi apresentar de forma simplificada as principais características dos óleos vegetais produzidos e comercializados em grande escala, visando auxiliar o consumidor na escolha do produto que melhor se adeque as suas necessidades.

Todas as informações prestadas foram baseadas em fontes científicas já divulgadas e devidamente referenciadas, permitindo aos que tiverem maior interesse terem acesso a fontes mais detalhadas.

Quanto ao questionamento sobre a presença de ômega 3, 6 e 9 no óleo de soja, reafirmamos que por se tratar de um produto composto por ácidos graxos monoinsaturados, poliinsaturados e saturados pode ser considerado uma boa fonte de alimentar de ômega 3, 6 e 9. Em sua composição possui 15% de ácidos graxos saturados, 54% de ômega 6, 7% de ômega 3 e 24% de ácidos graxos monoinsaturados, conseqüentemente, ômega 9. (De Angelis, 2007)

As principais fontes alimentares dos ácidos linoléico (ômega 6) e linolênico (ômega 3) são óleos ricos em gorduras poliinsaturadas. Já a principal fonte do ácido oléico (ômega 9) são óleos ricos em gorduras monoinsaturadas. (Araújo, 2007)

Ainda, segundo a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), em 100g de óleo de soja temos 15,2g de ácidos graxos saturados, 23,3g de ácidos graxos monoinsaturados e 60g de ácidos graxos poliinsaturados, sendo que, do grupo dos monoinsaturados, temos 22,98g de ômega 9 e, do grupo dos poliinsaturados, temos 53,85g de ômega 6 e 5,72g de ômega 3. Desta forma podemos afirmar a presença desses ácidos graxos, por observamos que os valores referidos pelas fontes citadas estão bem próximos.

Ressaltamos que neste estudo não foi feita referência ao óleo de pequi por este não se enquadrar nos parâmetros dos demais, óleos produzidos e comercializados em larga escala, mas em função do interesse apresentado, aproveitamos a oportunidade para expor algumas informações sobre o assunto.

Segundo a TACO, em 100g de óleo de pequi temos 39,9g de ácidos graxos saturados, 55,8g de ácidos graxos monoinsaturados e 4,2g de ácidos graxos poliinsaturados, dos monoinsaturados temos 54,73 g de ômega 9 e dos poliinsaturados temos 3,74g de ômega 6 e 0,51g de ômega 3.
Fazendo a comparação entre o óleo de soja e o óleo de pequi (quadro 1) podemos perceber que a quantidade de ômega 3 e ômega 6 no óleo de soja é bem maior que a quantidade presente no óleo de pequi, só ficando atrás em relação aos valores de ômega 9.

Quadro 1 – Comparação da composição em ácidos graxos do óleo de soja e do óleo de pequi.


Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2006 – Versão 2.

Certos de termos esclarecido suas dúvidas estaremos sempre a disposição para troca de informações no instigante assunto dos óleos vegetais.

Referências:
KRAUSE, M. V.; MABRAN, K. L. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 10ª ed. São Paulo: Roca, 2006.
DE ANGELIS, Rebeca Carlota; TIRAPEGUI, Júlio. Fisiologia da Nutrição Humana: Aspectos Básicos, Aplicados e Funcionais. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
M. C. ARAÚJO, Wilma; et al. Alquimia dos Alimentos. 1ª ed. Senac: DF, 2006.
TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, Versão 2, Campinas – SP, 2006.

Nenhum comentário: