terça-feira, 16 de setembro de 2008

Um brinde à saúde!

por Ana Carolina Morais

O vinho sempre esteve presente de alguma forma na história do homem, não só como bebida, mas também como remédio para o corpo e a alma em importantes civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos e hindus.

Diversos alimentos possuem compostos que trazem efeitos benéficos à saúde de quem os consome, e o vinho tinto é um deles. Muitos estudos foram feitos em todo o mundo e comprovaram que, quando tomado em quantidades moderadas, o vinho contribui favoravelmente com a nossa saúde, especialmente no que diz respeito às doenças cardiovasculares, que representam 30% de todas as causas de morte do mundo.

Quando consumidos durante as refeições, o vinho parece contribuir para o aumento do HDL (colesterol “bom) no sangue e conseqüentemente para a diminuição do LDL (colesterol “ruim”). O LDL tende a se depositar nas artérias, causando entupimentos e inflamações. Enquanto o HDL ajuda a remover aquele já depositado, reduzindo o risco de aterosclerose e infartos.

Qualquer bebida alcoólica consumida em grandes quantidades pode causar danos à saúde, o que não é diferente para o vinho. E é importante lembrar que os benefícios são trazidos apenas pelo vinho tinto, que possui compostos (chamados compostos fenólicos) a que são atribuídos as propriedades terapêuticas, e não por vinho branco ou álcool. Isto porque estas substâncias são encontradas na casca das uvas tintas.

Mas afinal, o que é um consumo moderado? O ideal é consumir não mais que duas doses por dia, acompanhando as refeições. E se consumido com saúde, o vinho pode ser também um ótimo estimulante do apetite!

Referências Bibliográficas:

- Penna NG, Hecktheur LHR. Vinho e Saúde: uma revisão . informa, v. 16, nº 1-2. Jan/Fev 2004.

- Giehe MR, Bosco SM , Laflor CM , Weber B. Eficácia dos flavonóides sa uva, vinho tinto e suco de uva tinto da prevenção no tratamento secundário da aterosclerose. Scientia medica, Porto Alegre. v. 17 , n3 , p. 145-155. Jul/Set 2007.

- Angelis RC. Novos conceitos em nutrição: reflexões a respeito do elo dieta e saúde. Arq gastoenterol. v 38 nº 4. Out? Dez 2001.

Nenhum comentário: