quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Quando restrigir o leite?

Pergunta:
A primeira coisa que corta quando alguém tem cancer e outras doenças é o leite e seus derivados. O que acham disso?

Resposta:

por Karina Alves - nutricionista

O leite é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas e principal fonte alimentar de cálcio. No entanto, devemos nos lembrar que, em relação à nossa alimentação, devemos fazer uso do bom senso, ou seja, consumir os alimentos em quantidade e qualidade equilibradas. Todo excesso pode ser prejudicial assim como a falta pode causar inúmeras doenças.


Em resposta à pergunta, em alguns casos o consumo do leite não é recomendado devido a circunstâncias especiais:

- Como o leite de vaca apresenta componentes em quantidade e qualidade diferenciadas das que são encontradas no leite humano, crianças na fase de lactação e também após a introdução de alimentos podem desenvolver quadros alérgicos. Assim, é necessária a suspensão temporária ou definitiva do leite na sua alimentação, até que os sinais e sintomas clínicos da doença sejam revertidos.

- Pacientes com câncer, principalmente em tratamento quimioterápico, apresentam como um sintoma colateral intensa diarréia. Durante a fase de tratamento, então, restringe-se o consumo de leite e derivados, pois o leite apresenta uma característica laxativa, o que pode agravar o quadro de diarréia.

- Existem pessoas que não podem consumir leite e derivados por apresentarem intolerância à lactose (açúcar do leite), devido à deficiência da enzima lactase que deveria estar presente no intestino. Essa enzima, em pessoas sadias, é responsável pela digestão da lactose. Para quem tem deficiência na produção dessa enzima, o consumo de leite gera gases, diarréia, distensão e desconforto abdominal.

Nenhum comentário: