domingo, 9 de março de 2008

E o café?

Pergunta:
Aproveito para pedir publicações sobre a questão "CAFÉ" minha igreja proíbe, o psiquiatra recomenda, sinto falta quando não tomo, e agora misturo cevada ao pó em busca da diminuição do consumo. Isso dá certo?

Resposta:
por Kátia Godoy
Até o presente momento, muitos estudos indicam que o consumo moderado de café, de 3 a 4 xícaras (das de café, com capacidade de 50ml) por dia, não está associado a prejuízo à saúde. Inclusive, pesquisas evidenciam efeito protetor do consumo moderado e diário do café em relação a doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer e o de Parkinson e em relação ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
O maior perigo relacionado ao consumo de café é o seu excesso, pois a cafeína é uma substância que pode prejudicar a absorção de alguns minerais como o cálcio. Além de ser um estimulante e poder levar a insônia ou hiperatividade em alguns casos, podendo inclusive causar dependência.
Porém, um perigo relacionado indiretamente com o consumo de café é o consumo elevado de açúcar, pois muitas pessoas adicionam grandes quantidades nessa bebida. O ideal é consumir o café com pequena quantidade de açúcar ou sem açúcar. Quem sabe optar por um adoçante?
Aí vão links de sites interessantes indicados pela professora Liliane Machado, uma das pesquisadoras da UnB sobre o tema.
A cevada torrada em pó solúvel é indicada por alguns profissionais como um bom substituto ao café, para aqueles que desejam reduzir o seu consumo. Como não apresenta a cafeína, essa troca total ou parcial pode ser benéfica às pessoas que exageram no café.

Nenhum comentário: