quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Diet x Light

por Marina Biaggini

Basta darmos uma volta pelo supermercado, ou até pela dispensa da nossa casa, para encontrarmos vários alimentos diet, light, zero caloria, 0% de gordura, e por aí vai. Mas com tantas opções diferentes para o mesmo produto e, muitas vezes, até da mesma marca, fica difícil escolher qual devemos comprar. Entender os significados destas palavras que estampam as embalagens dos alimentos industrializados pode ajudar muito na hora da decisão.

O alimento diet é aquele isento de algum nutriente ou ingrediente, como açúcar ou gordura, podendo ou não ser acrescido de algum outro nutriente vindo de algum ingrediente utilizado para manter as características do produto. Estes alimentos são formulados para grupos da população que apresentam necessidades dietéticas específicas, como o diabetes ou a doença celíaca. Eles não têm necessariamente uma redução de energia (caloria), como, por exemplo, o chocolate diet, que frequentemente contém um maior valor energético por ter um acréscimo de gorduras.

Já o alimento light apresenta uma redução no teor de algum nutriente, ou no valor energético, de pelo menos 25% em relação ao produto comum da mesma marca ou à média de três produtos de outras marcas. Estes produtos são mais indicados para as pessoas que precisam fazer uma restrição energética, como aqueles que estão acima do peso saudável.

É importante observar que muitos produtos isentos de açúcar, ou seja, diet em açúcar, são denominados pelo fabricante como light ou "zero caloria", como refrigerantes e sucos prontos. Assim como produtos isento de gordura, ou seja diet, são denominados como "0% de gordura". Mas nem sempre um alimento diet poderá ser considerado light e vice-versa, é preciso muita atenção ao rótulo das embalagens.

O ideal é observar as informações nutricionais e a lista de ingredientes contidas no rótulo dos produtos e, sempre que possível, comparar com o rótulo do alimento comum. Desta forma, será possível fazer escolhas alimentares saudáveis e adequadas às necessidades de cada um.

Nenhum comentário: