quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mitos e verdades

por Daiane Sousa


Quem nunca ouviu falar que 3 gotas de limão numa refeição emagrece? Pois é, Alimentação sempre foi um tema presente nas mesas de almoços familiares, histórias de vó, roda de amigos, promessas de ano novo... E hoje em dia também é muito forte sua presença na mídia, seja numa matéria de jornal, num programa de televisão, em diversas revistas seja ela de beleza ou não, entre outros meios.
Mas até que ponto o que é dito sobre nutrição é verdade? Nem sempre podemos confiar em todas as informações que nos são ditas. Para tanto vamos expor algumas dúvidas consideradas freqüentes.

Berinjela batida com suco de laranja diminui colesterol?
A berinjela tem sido apontada como possuidora da capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo. Apesar da ausência de comprovação científica, o suco de berinjela com laranja vem sendo recomendado como tratamento alternativo para reduzir o colesterol na prevenção das doenças do coração. Esta opção terapêutica, caso efetiva, seria interessante devido a seu baixo custo, facilitando sua obtenção pela população.
De fato, experimentos realizados com camundongos e coelhos demonstraram que a introdução de berinjela na dieta dificulta a absorção de colesterol e, consequentemente, os níveis sanguíneos de colesterol. Entretanto, em se tratando de seres humanos, verificou-se um efeito temporário e pequeno da berinjela sobre os níveis de colesterol, que não foi diferente do efeito observado com orientação dietética usual para pacientes com colesterol alto. Assim, uma opção terapêutica alternativa, como a da berinjela com suco de laranja, não está fundamentada por evidências científicas suficientes que traga resultados realmente positivos. Portanto, o suco de berinjela pode ser recomendado, mas é essencial que uma mudança dos hábitos alimentares ocorra em associação com essa medida terapêutica alternativa.

Carne vermelha faz mal?
Já foi constatado que o hábito de comer carne vermelha diariamente aumentou significativamente o aparecimento de câncer colo-retal quando comparado com uma população que ingeria carne vermelha apenas uma vez por semana. A substituição da carne vermelha por pescados mostrou-se benéfica na diminuição das taxas de câncer do intestino grosso. Em conclusão, podemos afirmar que, apesar de ser um assunto ainda polêmico e em estudo, há dados suficientes para recomendarmos a diminuição da ingestão de carne vermelha para 2 a 3 vezes por semana e o aumento do consumo de peixes, frutas, verduras e legumes frescos na prevenção de diversas doenças, como o câncer digestivo.
O consumo de carne vermelha deve ser diminuído, mas não cessado, já que a carne vermelha é fonte de uma vitamina que pertence ao grupo das vitaminas do complexo B e de ferro. A vitamina presente na carne está presente apenas em alimentos de origem animal, portanto, além das carnes, os ovos e os leites e derivados também são fontes. Mas a maior importância da carne vermelha está n no fornecimento de ferro. A população brasileira, de forma geral, apresenta níveis de ferro no corpo abaixo do recomendado, e o ferro presente nas carnes é um ferro que é muito bem absorvido pelo nosso corpo. Daí a necessidade de ingerirmos carnes vermelhas de 2 a 3 vezes por semana, conforme a recomendação.

Ficar sem comer emagrece?
Fechar a boca para emagrecer é uma decisão drástica e movida pelo desespero emocional, pensando que quanto menos comer, mais rápido vai emagrecer. Mas a lógica do corpo humano não é essa.
Quando se interrompe a ingestão calórica, a primeira coisa que começa a perder radicalmente é a quantidade de líquidos. Isso quer dizer que a redução de peso nos primeiros dias representa perda de água pelo corpo, e não de gordura. Ou seja, o corpo passou por um processo de desidratação. Podendo levar um desequilíbrio de minerais – potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo – resultando em queda da pressão, anemia, diminuição da resistência, entre outros.
Depois de perder água o organismo começa usar as reservas de glicogênio, um tipo de açúcar que fica armazenado no fígado e em toda musculatura. Dependendo do tempo de jejum, o organismo passa a utilizar também as proteínas dos músculos. É o que vulgarmente chama-se “queima de músculos”. Isso acontece porque na falta de matéria-prima pra trabalhar o organismo recorre a essa estrutura, tão essencial ao bom funcionamento do corpo. A queima de gordura presente no tecido adiposo só começa numa terceira etapa, que seria de fato o emagrecimento.
Durante esse período, o metabolismo se torna mais lento, as funções do intestino são prejudicadas e como visto a perda de peso não ocorre de maneira normal. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. O corpo exige compensação após um período de longa privação e vai aproveitar tudo que faltou até então para repor as perdas, o que significa ganho de peso. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa e com qualidade.

Referência Bibliográfica
JM Praça, A Thomaz, B Caramelli - Arq Bras Cardiol, 2004 - O Suco de Berinjela (Solanum melongena) não Modifica os Níveis Séricos de Lípides.
EJ Ilias - Revista da Associação Médica Brasileira, 2006 - SciELO Brasil – Hábitos Alimentares e Câncer digestivo.
Phillipi, Sônia Tucunduva. Transtornos Alimentares, uma visão nutricional. Manole. 2004.

4 comentários:

Anônimo disse...

São muito oportunas as explicações dadas sobre determinadas afirmações que com o passar do tempo se tornam comuns entre a nossa população.Sendo que as vezes por falta de informação e deleitura especialisada terminam prejudicando os adeptos e usuários

Anônimo disse...

como assim as vitaminas do complexo B só podem ser obtidas na carne!?! que absurdo! e o Lêvedo de cerveja?
e convenhamos, que o ferro contido na carne é de difícil absorçâo pelo organismo, o que dizem então do tofú, o açaí, a rapadura!? estes sim, quando consumidos com vitamina C, (suco de laranja, por exemplo)potencializam a absorção do ferro!
Pôxa, este poderia ser um lugar onde se falasse abertamente de alimentação, sem colocar informações mais uma vez ao sabor das grandes indústrias alimentícias e suas mentiras ganha-pão, como as outras publicações a respeito de saúde e alimentação)

Anônimo disse...

As infos do blog são válidas e boas para leigos.
|Está valendo sim dar dicas de saúde e alimentação.
Aproveito para pedir publicações osbre a questão "CAFÈ" minha igreja proíbe, o psiquiatra recomenda, sinto falta quando não tomo, e agora mkisturo cevada ao pó em busca da diminuição do consumo. Isso dá certo?
Agradeço e dou força ao trabalho de vcs. Parabéns

Anônimo disse...

Quem é esse(a) maluco(a) que disse que o ferro da carne é de dificil absorção? Precisa estudar mais hein colega!!!!!!!!!!!