terça-feira, 18 de março de 2008

Chocolate: uma tentação difícil de se resistir!

por Ana Carolina Gontijo

Quem não já escutou os famosos comentários: “Quem inventou o chocolate é um gênio!” ou “Chocolate presente dos deuses!”. Um alimento tão saboroso e apreciado, sendo um dos doces mais consumidos em todo mundo. Sua origem é bastante antiga, estudos feitos em Honduras indicam que bebida de cacau era consumida na América Central, pelas civilizações astecas em 1150 a.C, cerca de 500 anos antes do que se imaginava. E apesar do sabor ser bem diferente do chocolate conhecido atualmente, pois ao longo dos anos foram se adicionando açúcar, baunilha, etc. para incrementa-lo, desde antigamente já era conhecido como “um presente dos deuses”, e lhe era atribuído o mito de conferir sabedoria e poder a quem o consumisse em rituais.
Nesta época de Páscoa é difícil não ceder a tentação. Muitas pessoas resistem ao chocolate devido as gorduras e açucares presentes neste que contribuem para ganhar aqueles quilinhos indesejáveis a mais. E para aqueles que reprimem demais o seu desejo por chocolate, cuidado! De acordo com uma reportagem que saiu na Folha de São Paulo, uma equipe de psicólogos da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, analisou 130 voluntários, divididos em dois grupos e descobriu que pessoas que reprimem essa vontade podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à ela.
Apesar do seu teor de gordura e açúcar, o chocolate possui outras substâncias de importante valor nutricional como, proteínas (albuminas e globulinas), vitaminas (tiamina, riboflavina e outras), minerais (cálcio, sódio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, cobre...) e sobstâncias funcionais que auxiliam no combate aos radicais livres e melhoram a qualidade de vida. Assim mesmo, deve ser consumido com moderação!!! E devemos atentar também aos diferentes tipos e recheios!

Um tipo, por exemplo, que devemos tomar cuidado é o chocolate diet. Muitas pessoas pensam que por ser sem açúcar, teria menor valor energético. Mas frequentemente ocorre o contrário, pois a indústria, para compensar a ausência desse ingrediente, adiciona mais gordura ao alimento para alcançar a textura desejável, dando a esse alimento um maior valor energético. Outro fator ao qual devemos ter cuidado, principalmente os diabéticos, é o consumo excessivo desse chocolate, devido a presença de poliálcoois (sorbitol ou manitol) em sua composição para obter-se o efeito de serem absorvidos mais lentamente. Essas substâncias podem gerar reações indesejáveis como ganho de peso, elevação da glicemia e, no caso das crianças, distúrbios gastrintestinais como flatulência (produção de gases) e diarréia.
Já ao chocolate meio amargo, atribui-se propriedades benéficas. Um estudo alemão publicado no jornal the American Medical Associatian, propõe que uma pequena ingestão diária de chocolate amargo pode diminuir a pressão arterial sem aumentar o peso ou outros riscos à saúde. Há outros estudos que sugerem o mesmo, sendo atribuída essa propriedade a compostos chamados polifenóis, componentes do cacau.

Outros estudos também sugerem que o chocolate preto poderia prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que chocolate escuro possui flavonóides (um tipo de polifenois), que melhora a função das artérias e veias do coração. Porém, os estudos demonstram melhoras apenas para o consumo de chocolate puro (sem leite e sem açúcar). Os flavonóides, porém, não são apenas encontrados nos chocolates, podem também estar presentes presentes em frutas, verduras e alguns tipos de chás.

Outras características positivas são atribuídas a outras substâncias presentes no chocolate: metilxantina, ocasiona sensações de bem-estar; a teobromina, um dos tipos de metilxantina, é uma substância estimulante, que age tanto no sistema nervoso central como no sistema muscular, melhorando o funcionamento dos vasos sanguíneos e prevenindo infartos e derrames; e a fenilfetilamina, conhecida como “anfetamina do chocolate” por provocar uma sensação de euforia como “sensação de estar apaixonado”, e outras substâncias e efeitos que ainda estão sendo estudados.

Então, coma chocolate não apenas na Páscoa, mas aprecie-o com moderação.
O CASA deseja uma Boa Páscoa a todos!

Fontes Bibliográficas :
- Effects of Low Habitual Cocoa Intake on Blood Pressure and Bioactive Nitric Oxide: A Randomized Controlled Trial.". Dirk Taubert, Renate Roesen, Clara Lehmann, Norma Jung, and Edgar Schömig. JAMA. 2007; 298:49-60. Vol. 298 No. 1, July 4, 2007.
- Chocolate: Fonte de Prazer e Saúde. Eliana H. Endo ; Emilia Narita e Yumiko Massago. Bacharelado em Farmácia e Bioquímica-Uem-Maringá. Edna Regina Netto de Oliveira. Universidade Estadual de Maringá
http://www.secom.unb.br/bcopauta/nutricao21.htm
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8036

Nenhum comentário: