domingo, 2 de junho de 2013

AMAMENTAÇÃO - Um gesto de Amor e Cuidado


Amamentar é um processo fisiológico e emocional.  O leite é tão completo que é o único alimento que o bebê precisa durante os seus primeiros seis meses de vida. Não precisa nem mesmo de água ou chá. E quer um fato melhor ainda? Amamentar ajuda o corpo da mãe a voltar a seu peso antes da gravidez, é uma proteção contra o câncer de mama e é totalmente de graça.

Mas como um alimento pode ser tão rico?
Desde os primeiros meses de gravidez o corpo materno se prepara para a produção desse alimento. Até mesmo as mães mais fraquinhas conseguem fazer leite de ótima qualidade, exatamente o que o bebê precisa.
Great breast feeding blogO leite varia conforme a mamada. Primeiro ele tem mais água e glicose para matar a sede e a fome do bebê. Depois ele vai se tornando mais gorduroso para fazer com que o bebê tenha reserva de energia, pois está em constante fase de crescimento e desenvolvimento. A gordura também faz com que o bebê fique saciado e largue o peito naturalmente quando estiver satisfeito. É importante que a amamentação seja por livre demanda do bebê, pois quando se estipula os horários de alimentar à criança, a produção do leite pode diminuir.
As vantagens de amamentar uma criança até seus seis meses começam já nas primeiras mamadas. O Colostro, o leite que sai nos primeiros dias, é rico em anticorpos, os quais são muito importantes para evitar que o bebê fique doente. Além disso, o leite possui ácidos graxos, aminoácidos essenciais e vitaminas importantes para o desenvolvimento cerebral. O exercício de sugar proporciona para a criança um desenvolvimento bucal e cognitivo que ajudará até mesmo nas aprendizagens futuras.
Além disso, o aleitamento promove o vínculo mamãe e filho e faz com que a comunicação e o entendimento entre eles sejam mais fáceis. Bebês que são amamentados possuem ainda um menor risco de ter colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade futuramente.
A ingestão de outros alimentos antes dos seis meses pode causar diarréia e cólicas, pois, com esses alimentos a criança entra em contato com bactérias que não fazem parte do seu intestino. A criança não possui dentes nem enzimas capazes de digerir alguns alimentos como os de base de cereal, o que pode causar alergias.

Referências 

A ilccoy, E. S dauners, C. L dacera, E. M. A. Nutrição em obstetrícia e pediatria. 2º ed. Rio de Janeiro: Cultura Cultura Médica: Guanabara GuanabaraKoogan, 2009;

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição infantil:  aleitamento materno e alimentação complementar. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

Carvalho, M. R. Tavares, L. A. M. Amamentação: bases científicas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2010.

Vitolo, M. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. Editora Rubio, 2008;

Nenhum comentário: