sábado, 9 de março de 2013

Você conhece o amaranto?



por Giovana Coêlho
Durante as refeições diárias, é ideal que cada pessoa preste atenção no que está ingerindo. É o momento ideal para repensar a escolha de alimentos. Substituir cereais refinados, como a farinha de trigo branca, o arroz branco e o pão francês por cereais integrais, como amaranto, arroz integral, quinoa e aveia é uma boa opção. Além de promoverem uma grande saciedade, a ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
O amaranto, no grupo dos cereais integrais vêm trazendo uma série de benefícios nutricionais e já é considerado um dos alimentos com melhor valor nutricional. Pesquisam comprovam que o amaranto tem a capacidade de reduzir níveis de colesterol total e LDL colesterol. Além de ser fonte de aminoácidos essenciais como a Lisina e a Metionina, não facilmente encontrados em grãos. Esse vegetal é, ainda, fonte de outros nutrientes como: Cálcio, magnésio, fibras, fósforo, zinco, vitaminas A e C e ácidos graxos insaturados.
O teor de fibra do amaranto é 25% mais elevado que o do trigo integral, além disso, o seu teor de ferro e cálcio é cinco vezes maior. As sementes também devem ser consumidas, elas são uma excelente fonte de vitaminas B2, B3 e B5, rica em vitamina B6 e ácido fólico, fornecem também minerais e quando cozidas são fonte de ferro e cálcio.
Assim como a combinação arroz e feijão, o amaranto e a quinoa se complementam e formam uma excelente fonte proteica. O amaranto é composto por cerca de 16% de proteína de alto valor biológico, uma porcentagem maior que a de outros grãos tradicionais como: 9,33% de milho, 8,77% do arroz e trigo 14,84%. Sua absorção pode atingir níveis entre 70% e 100%. Consumido pela maior parte da população pela manhã, a ingestão do amaranto garante mais proteína para o organismo do que alimentos que estamos habituados a comer no café da manhã, como o pão, leite e o queijo.
Por ser uma excelente fonte de proteínas, o amaranto é um bom aliado para quem busca hipertrofia muscular. O ideal seria garantir a ingestão desse grão de 20 a 60 minutos após o treino anaeróbico.
Muito conhecido entre o público com restrição alimentar, o amaranto é naturalmente isento de glúten, por isso pode ser consumido por pessoas que possuem doença celíaca e pode ser muito utilizado para a produção de pães e bolos tanto para os celíacos como aqueles que não possuem restrição.
Versátil na cozinha, o amaranto pode ser preparado com frutas e iogurte ou como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas e vitaminas. E ainda pode ser consumido como pipoca. 



Referências bibliográficas:
AMAYA-Farfan. et al. O Brasil deveria investir em novos grãos para a sua alimentação? A proposta do Amaranto. Unicamp, 2005.
Guia Alimentar para a população Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde: Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
AVILA, Mariana Ferrid. Amaranto, benefícios para a saúde e para a boa-forma.
MARCÍLIO, R. et al. Fracionamento do grão de amaranto brasileiro e suas características composicionais. Ciência e tecnologia dos alimentos, 2003.
TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, Versão 2, Campinas ? SP, 2006.
GONÇALVES, Paulo Eiró. Livro dos Alimentos. MG Editores, 2001.
ARAÚJO, W.M.C. et al. Alquimia dos Alimentos. Brasília: Senac, 2007.
Sites:
http://www.nutricio.com.br/quinua-amaranto.htm. Acesso em: 01 de março de 2013.