segunda-feira, 6 de abril de 2009

Peixes!



por Maína Ribeiro Pereira

Com a chegada da Semana Santa, nosso blog não poderia deixar de falar dos deliciosos peixes que são imprescindíveis nos pratos de muitos brasileiros nesse feriado. E além de tudo, muito saudáveis!

Os peixes são ricamente nutritivos. São grandes fontes de proteínas, sendo essas de alto valor biológico. Também possuem em sua composição várias vitaminas, minerais e gorduras insaturadas, estas que não são prejudiciais a saúde.

- Vitaminas: Estão presentes as do grupo do complexo B - tiamina (B1), Riboflavina (B2), niacina (B6) e vitamina B12- em quantidades satisfatórias às necessidades de ingestão do nosso organismo. E em maiores quantidades nos tipos de peixes gordos, têm-se as vitaminas A e D.

- Minerais: Cálcio, Ferro, Fósforo, Manganês, Zinco são encontrados. O Iodo está mais presente nos peixes marinhos e nos tipos em que se ingere peixe com suas espinhas, como a sardinha, a quantidade de cálcio aumenta bastante.

- Gorduras: A gordura presente nos peixes é considerada saudável em decorrência da presença de ácidos graxos essenciais (ou seja, que nosso corpo não produz, logo só podem ser adquiridos através da alimentação) mono e poliinsaturados, como, por exemplo, o Ômega 3, que neste caso é mais encontrado em peixes de água fria como o salmão e a sardinha. O ômega 3 atua na prevenção de riscos de várias doenças, como doenças cardiovasculares, derrames e hipertensão. O teor de gordura varia para cada tipo de peixe, sendo classificados então como magros, semi-gordos e gordos.

Apesar de todas essas qualidades nutricionais e da enorme extensão litorânea (sem contar os vários rios e lagos) do país, o consumo de peixes ainda é muito pequeno e inferior ao recomendado. Se levar em consideração a disponibilidade natural desse alimento aqui no Brasil, juntamente com todas suas qualidades nutricionais e seu sabor suave o peixe deve ser um alimento que não pode faltar na mesa de cada brasileiro!

Assim, seguem umas dicas para consumir peixes da melhor forma possível:
• Ao prepará-lo, prefira utilizar temperos naturais como orégano, manjericão, alho, cebola, etc. Tente evitar colocar muito sal e temperos industrializados porque contêm grande quantidade de sódio, que podem levar a hipertensão.
• Evite consumir peixes fritos que contêm alto teor de gordura. Prefira as preparações de assados, grelhados ou cozidos.
• Na hora de comprar, é importante observar se o peixe fresco está em condições adequadas. Olhos brilhantes, guelras vermelhas e úmidas e escamas aderidas são características de um bom produto para compra a serem percebidas. Preste atenção, também, se ao tocar o peixe, o seu dedo não afunda.
• Veja se o peixe está sendo conservado sobre refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.
• Peixes frescos se deterioram facilmente, logo devem ser consumidos em até 24h.

Nessa Semana Santa, aproveite o costume de consumir peixes nas refeições e tente aderir esse fantástico alimento no seu dia-a-dia!

Feliz Páscoa!


Referências:
• MONTEBELLO, N.P., ARAÚJO, W.N. Carne & Cia. 1 ed. Senac Brasília, 2006.
• Guia Alimentar para a população Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde: Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
• TEICHMANN, I. Tecnologia culinária. Coleção Hotelaria. Caxias do Sul. EDUCS, 2000.
• ANVISA. Acesso em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/index.htm

2 comentários:

Tatiana disse...

Nossa...adoreiiii esta dica! A autora está de parabéns! ;)

Tatiana disse...

Adorei a dica! A autora está de parabéns! ;)