quinta-feira, 26 de julho de 2007

Soja em excesso?

Por Munique Carvalho e Carolina Sartori
Pergunta do internauta:
"Oi...sou vegetariana, e substitui a carne por soja, e gostaria de saber os problemas que o excesso de soja pode causar, e o quanto pode ser considerado excesso? obrigada"
Resposta:
A soja tem grande valor nutricional quando nos referimos ao teor de proteínas, ferro e fibras. Porém devemos ter cuidado com o seu consumo em excesso, principalmente para quem tem problemas para absorver nutrientes. Isso por causa de compostos antinutricionais, que dificultam a absorção de minerais como o próprio ferro, zinco e cálcio.
Quando a soja é cozida ou processada industrialmente, uma parte desses componentes é eliminada. Mas não há 100% de inativação e o pouco que fica já pode comprometer a absorção, principalmente em pessoas susceptíveis como crianças, gestantes e idosos. Para quem já tiver uma predisposição a desenvolver hipotireoidismo o consumo excessivo pode ter efeitos indesejáveis para a tireóide. Pessoas com tendencia a pedras nos rins podem ter um risco maior de desenvolvê-las com o grande consumo de soja e alimentos que a utilizem como base.
Não existe uma quantidade máxima para o seu consumo. Isso vai depender de vários fatores como suscetibilidade de cada organismo e o peso de cada um. Alguns autores sugerem que uma dose segura seria de 200g de tofu ou 500 ml de leite de soja ou menos de 50g do grão torrado (o que equivaleria a 50mg de isoflavona por dia).
Não devemos esquecer que a soja está embutida em diversos produtos processados, como cereais, molhos e sobremesas então ela também deve ser considerada quando se analisar o consumo.
Fontes:
www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4170.shtml
http://www.emedix.com.br/not/not2001/01ago28nef-acs-tms-rins.php

Nenhum comentário: