Por Munique Carvalho
- Você sabia que nem todo vegetal amarelo, alaranjado ou vermelho possui atividade de vitamina A? Esse é o caso do milho ou beterraba, cujas colorações são devidas a outros pigmentos.
- A adição de bicarbonato, durante a cocção das hortaliças verdes leva a destruição das vitaminas hidrossolúveis, e por isso não é recomendado. Existem outras técnicas para melhorar o aspecto dessas hortaliças, como redução da quantidade de água durante o cozimento. Uma forma para evitar que esses vegetais escureçam após cozidos é esfriá-los com água fria, filtrada e tratada, logo após o cozimento; quanto menos tempo deixar a hortaliça na alta temperatura melhor, tanto para a cor quanto para a quantidade de vitaminas.
- A exposição à luz solar por tempo prolongado não leva à intoxicação por vitamina D, e sim sua ingestão excessiva. Mas, ainda assim, temos que ter cuidado com o excesso de exposição ao sol, pois pode levar a problemas de saúde desde uma passageira insolação à um grave câncer de pele.
- A vitamina C pode auxiliar na cicatrização, por isso é muito recomendada para pacientes em pré e pós-operatório ou que tenham sofrido acidentes mais graves. Mas os suplementos de vitamina não são indicados para pessoas saudáveis ou sem acompanhamento de nutricionista ou médico.
- O cozimento pode afetar a quantidade e a funcionalidade das vitaminas nos alimentos. A maioria das vitaminas não resistem a altas temperaturas e a um tempo prolongado de cocção, sendo destruídas durante esses processos. Ao cozinhar as hortaliças prefira sempre temperaturas mais brandas ou processos mais rápidos. A pressão é um bom método, pois apesar de temperaturas elevadas o tempo de exposição é curto, praticamente não causando perdas. Outra opção é o cozimento à vapor, onde o contato com a água é mínimo, o que reduz as perdas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário