quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Alimentação nas festas juninas e julinas





No meses de junho e julho acontecem, no Brasil, as festas  juninas e julinas. As festas juninas são, em sua essência, multiculturais, porém foram originadas para  homenagear santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo. Sendo assim, essa manifestação cultural acaba sendo uma programação para toda a família.


Fogueira, músicas alegres,  trajes típicos, bandeirinhas e decorações são algumas das características marcantes dos festejos juninos e julinos. Mas o que, com certeza, nos chama a atenção nesse período são as comidas típicas, não é verdade?




       Nas Festas Juninas, podemos ter uma variedade enorme de comidas tentadoras. Por isso mesmo, alguns cuidados com a alimentação nestes eventos podem ajudar a evitar problemas de saúde.
Nesse contexto, é importante saber que nesta época do ano é muito comum existirem casos de infecções intestinais ou intoxicações provocadas por alimentos estragados. Então, deve-se tomar muito cuidado com a procedência desses alimentos. É preciso observar as condições de higiene e limpeza dos locais onde as refeições foram preparados e onde estão sendo distribuídas, uma vez que os ingredientes típicos dessa época do ano são, em geral, perecíveis. A pamonha e a canjica, por exemplo, devem ser consumidas no mesmo dia do preparo.
Outros produtos que merecem a nossa atenção são os churrasquinhos industrializados, queijo coalho e cachorro-quente, uma vez que são produtos conhecidos pelo risco de intoxicação alimentar. Além disso, caso for consumir condimentos como maionese e ketchup, prefira em sachês individuaisHábitos saudáveis são sempre necessários e, não seria diferente nas festas juninas. É preciso atentar-se a uma alimentação saudável, fazendo as melhores escolhas onde quer que esteja.
Os alimentos juninos geralmente são muito calóricos e dependendo da quantidade ingerida, pode fazer com que você ganhe peso. Ademais, podem fazer com que aumente a quantidade de gordura e açúcar no sangue. Afinal, pé de moleque, cuscuz, arroz doce e outros quitutes são ricos em carboidratos simples, que estão correlacionados não só com o aumento de peso, mas com agravos de saúde, como diabetes mellitus tipo 2.
Quer dizer que não podemos saborear as delícias das festas juninas? Claro que não, mas tenha em mente: o equilíbrio é a melhor resposta para uma vida saudável. Caso tenha exagerado durante a festa, faça um controle maior nas refeições seguintes. Além disso é aconselhável a nunca ir nessas festas de estômago vazio, faça um lanche leve antes de sair de casa, assim vai comer menos e mais devagar também
            Ainda no contexto de escolhas saudáveis, é preciso saber que alguns alimentos juninos também são repletos de nutrientes. O amendoim, por exemplo, é um alimento nutritivo, pois contém vitamina E, que também é um composto antioxidante e sua gordura é muito importante para nós. É através dessa gordura que as vitaminas A, D, E, K são absorvidas. O amendoim é também rico em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir colesterol LDL.



Além disso, podemos citar o vinho, que em pequenas quantidades pode auxiliar no combate ao estresse oxidativo, uma vez que possui flavonoides em sua composição. Pode também ajudar na regulação do colesterol HDL, o chamado bom colesterol, devido a uma substância conhecida como resveratrol.
Existe também um quitute bastante conhecido nos festejos juninos e julinos: o milho. Possui pró-vitamina A, C, folato, potássio, ferro e fibras.
Logo, aproveite os benefícios dos alimentos típicos das festas juninas e acentue nossa cultura, mas não deixe sua saúde de lado, pois essas festas ocorrem uma vez por ano, sua saúde te acompanha todos os dias. Aproveitem e boas festas!

Nenhum comentário: