quinta-feira, 31 de maio de 2007

Vitaminas

Por Munique Carvalho
As vitaminas são substâncias que podem ser encontradas tantos em animais como em vegetais. Embora necessárias em pequenas quantidades na alimentação, as vitaminas são consideradas essenciais. Isso porque o organismo não as produz, necessariamente, devendo obtê-las por meio da alimentação. Elas participam do nosso metabolismo, regulam a produção de muitos componentes do corpo como osso, pele, glândulas, nervos, cérebro e sangue, além de prevenirem doenças e serem indispensáveis para o crescimento normal, a reprodução e a manutenção da saúde. As vitaminas não fornecem calorias e nem contribuírem de forma significativa para o aumento do peso.

As vitaminas são classificadas quanto a sua solubilidade em vitaminas:
Lipossolúveis, não se misturam com água, mas com gordura e por isso podem ser armazenadas na gordura do corpo e atingir níveis tóxicos. São elas as vitaminas K, A, D, E.
Hidrossolúveis, se misturam com água e, normalmente, não são armazenadas em quantidades significativas no organismo. Assim, muitas vezes, é preciso um consumo diário. São elas as vitaminas C e vitaminas do complexo B

Principais Funções, Fontes e Deficiências das Vitaminas Lipossolúveis:
Vitamina K: Participa da síntese de fatores da coagulação do sangue. É encontrada nos vegetais verdes, ovos, fígado, bactérias naturalmente presentes no intestino. A redução no consumo pode trazer deficiência do mecanismo da coagulação do sangue, aumento no tempo para coagulação do sangue, hemorragia.
Vitamina A (Retinol): Participa do processo visual, da manutenção da pele e mucosas, crescimento e reprodução, resistência a infecções. É encontrada no fígado, leite e derivados, ovos e vegetais e frutas amarelos, alaranjados e vermelhos. Sua deficiência pode acarretar cegueira noturna, epitélio bucal seco e queratinizado, xeroftalmia.
Vitamina D: Mantém o metabolismo mineral normal. Encontrada nos ovos, peixes, leites e derivados, necessita de pequena exposição ao sol todos os dias para que funcione no nosso corpo. Previne o raquitismo, osteoporose, osteomalácia, e sua deficiência na infância pode causar redução no crescimento.
Vitamina E (Tocofenol): Atua como Antioxidante e a fonte principal são os óleos vegetais, germe de trigo, amêndoas e avelãs. Sua carência pode levar a disfunções neurológicas, esterilidade, atividade anormal das plaquetas (células do sangue), anemia hemolítica no recém nascido.

As principais fontes de Vitaminas Hidrossolúveis são: cereais integrais, carnes, legumes, leites e derivados, ovos, vísceras para vitaminas do complexo B e frutas cítricas (tomate, mamão, melão, repolho) para vitamina C.
A deficiência dessas vitaminas pode causar várias doenças, comprometendo o funcionamento normal do organismo (ex: Beribéri, Infecções, Pelagra, Escorbuto). A falta de vitaminas do complexo B é uma das formas mais comuns de desnutrição porque têm papel essencial no nosso metabolismo, pode ser caracterizada como algumas formas de anemia.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu eatava precisando desse resumo para um seminario graças a deus que este site existe, consegui fazer meu resumo so nao sei se vou tirar nota boa...