quarta-feira, 16 de abril de 2014

É pascoa! Mas você sabe o que está comprando?

           É tempo de festa, e depois de quarenta dias, é tempo de empanturrar os carrinhos de ovos de páscoa e felicidade, certo? Não é bem assim.
         Você já parou para pensar se o que você compra todos os anos durante a páscoa é realmente chocolate? Não? Tudo bem, não tem problema, pois o CASA vai esclarecer aqui.
        Bem, se observarmos os rótulos dos ovos de páscoa, podemos identificar que você compra mais açúcar que chocolate. Esta valiosa informação está no rótulo do produto. Ao olhar a lista de ingredientes, veremos que o açúcar é o primeiro item, ou seja, é ele que está presente em maior quantidade naquele produto.
           Em seguida observamos a presença da gordura vegetal, a manteiga de cacau, licor de cacau entre outros.
            Mas você sabe o que são estes ingredientes ?

        A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau, extraída durante o processo de fabricação do chocolate e cacau em pó. É formada em maior quantidade por ácidos graxos saturados. E sabemos bem que estas são as gorduras que devemos evitar.
         A gordura vegetal presente no chocolate é de palma, soja, girassol ou milho e estes, quando consumidos em excesso, são prejudiciais ao organismo, podendo prejudicar seu perfil lipídico no sangue.

         O licor de cacau apresenta-se em forma de líquido, é o primeiro subproduto do cacau e é obtido depois da moagem das sementes do cacau.
          Mas no chocolate existem coisas boas também! Exemplos disso são a teobromina e a cafeína, duas substâncias estimulantes, que auxiliam no fornecimento energia, melhoram o humor e atividade cerebral.
    O chocolate (principalmente o amargo) contém flavonóides denominados catequinas, com propriedades antioxidantes que são importantes no combate ao envelhecimento e fornecem ainda proteção cardiovascular.
        Enfim, nem tudo é só chocolate. Veja mais dicas no vídeo abaixo e faça a melhor escolha nesta Páscoa!





terça-feira, 15 de abril de 2014

Estamos em Páscoa! Vamos conhecer mais sobre ela?


 Pode ser Pascua, Pasko, Påsk, Easter... Incorporado a inúmeras línguas, o termo Páscoa é originado da palavra hebraica pessach e significa passagem. Nesse ano, será comemorada no dia 20 de abril e o CASA trouxe para você um breve histórico desse evento.

Pão ázimo ou matzá
De valor religioso e simbólico, a Páscoa é comemorada por diversas culturas e tem grande importância no judaísmo e no cristianismo.
A Páscoa Judaica também é chamada de Festa da Libertação por comemorar a fuga dos judeus que viviam como escravos no Egito, em 1280 a.C. Em Israel é o feriado mais longo e uma de suas características é o consumo de alimentos que não sejam fermentados, como o matzá ou pão ázimo, uma vez que durante a fuga não houve tempo para fermentação e o pão foi assado e consumido de tal forma.


No cristianismo, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se na Quaresma e são os 40 dias que antecedem o Domingo de Páscoa e dia da Ressurreição. Período de reflexão e caridade, a Quaresma é conhecida também pela privação de coisas que dão prazer, como o jejum de alimentos ou momentos de entretenimento, como ouvir música. Essa privação normalmente é mantida pelos 40 dias ou na Sexta-feira Santa, sendo a abstinência de carne vermelha a mais conhecida. Esse ato bastante antigo significa um sacrifício e respeito devido à crucificação de Cristo, sendo então o peixe usado para substituir a carne e simboliza a vida e a fé. No domingo de Páscoa ocorre a grande festa celebrando a ressurreição de Cristo e a Páscoa termina, de fato, no dia de Pentecostes, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

                                     E o coelho?!

Antes de se tornar um símbolo religioso, a Páscoa significava o fim do inverno e a chegada da primavera - a passagem (pessach) de um tempo de trevas para outro de luzes. Os símbolos da Páscoa vêm da Deusa da Primavera, Ostara, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, representando a fertilidade e chegada de uma nova vida. 

E continuaremos com novas postagens sobre a Páscoa!