quarta-feira, 27 de junho de 2007

Conhecendo mais as vitaminas

Por Munique Carvalho

  • Você sabia que nem todo vegetal amarelo, alaranjado ou vermelho possui atividade de vitamina A? Esse é o caso do milho ou beterraba, cujas colorações são devidas a outros pigmentos.
  • A adição de bicarbonato, durante a cocção das hortaliças verdes leva a destruição das vitaminas hidrossolúveis, e por isso não é recomendado. Existem outras técnicas para melhorar o aspecto dessas hortaliças, como redução da quantidade de água durante o cozimento. Uma forma para evitar que esses vegetais escureçam após cozidos é esfriá-los com água fria, filtrada e tratada, logo após o cozimento; quanto menos tempo deixar a hortaliça na alta temperatura melhor, tanto para a cor quanto para a quantidade de vitaminas.
  • A exposição à luz solar por tempo prolongado não leva à intoxicação por vitamina D, e sim sua ingestão excessiva. Mas, ainda assim, temos que ter cuidado com o excesso de exposição ao sol, pois pode levar a problemas de saúde desde uma passageira insolação à um grave câncer de pele.
  • A vitamina C pode auxiliar na cicatrização, por isso é muito recomendada para pacientes em pré e pós-operatório ou que tenham sofrido acidentes mais graves. Mas os suplementos de vitamina não são indicados para pessoas saudáveis ou sem acompanhamento de nutricionista ou médico.
  • O cozimento pode afetar a quantidade e a funcionalidade das vitaminas nos alimentos. A maioria das vitaminas não resistem a altas temperaturas e a um tempo prolongado de cocção, sendo destruídas durante esses processos. Ao cozinhar as hortaliças prefira sempre temperaturas mais brandas ou processos mais rápidos. A pressão é um bom método, pois apesar de temperaturas elevadas o tempo de exposição é curto, praticamente não causando perdas. Outra opção é o cozimento à vapor, onde o contato com a água é mínimo, o que reduz as perdas.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Semana de qualidade de vida da Presidência da República

Por Marina Gontijo

E atenção pessoal!

Essa semana estaremos na Presidência da República realizando avaliação nutricional com bioimpedância. Teremos uma equipe disposta a esclarecer diversas dúvidas e como melhorar ou manter a composição corporal avaliada.

O evento terá diversas outras atividades como yoga, massagens e muito mais.

Compareçam e não esqueçam de levar toda a família!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Quando o público é bom, tudo vai bem...

por Marina Gontijo

A atividade de hoje no Centro Olímpico da UnB foi um verdadeiro sucesso de bilheteria!

A equipe do CASA apresentou uma palestra sobre Alimentação Saudável e Mitos em Alimentação. Foram muito mais pessoas do que a gente esperava, tanto que faltou folheto para todos, o que foi uma pena!

Além de muito carismáticos, os idosos eram muito informados e participaram bastante da atividade de questões sobre mitos; faziam outras perguntas também tornando a atividade dinâmica. Ao final da palestra vários participantes foram cumprimentar a equipe, agradecer e pedir que voltássemos...

Dar palestra para quem se interessa pelo assunto é muito prazeroso!
Ficamos muito satisfeitos!

terça-feira, 5 de junho de 2007

Alimentação Saudável para Todas as Idades

Por Marina Gontijo

Amanhã estaremos realizando uma atividade de promoção da alimentação saudável para o grupo de Idosos que praticam atividade física no Centro Olímpico da Universidade de Brasília.

Será realizada uma palestra às 8 horas pelas alunas do CASA e a equipe estará à disposição para conversar após a palestra.

Avise o vovô! Ele aproveita e faz a atividade física do dia.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Sucesso

Por Marina Gontijo

Novamente o evento da Ceilândia produziu resultados muito bons.

Nos ajudaram bastante dois moradores da própria vizinhaça: montaram as tendas, fixaram as faixas dos mitos, consertaram a nossa faixa de divulgação que vândalos haviam rasgado de madrugada, nos emprestaram um tapete, tiraram fotos, chamaram a família para participar, enfim, foram uns anjos da guarda.

A população voltou a responder de forma positiva, e não conseguimos fazer as contas certinho, mas achamos que atendemos mais de 120 pessoas. Não paramos um minuto e sempre havia fila. Conseguimos mobilizar muita gente e deixamos 13 entrevistas já agendadas para o Programa VIVA Saúde DF.

No final valeu, mais uma vez, o esforço e compromentimento de toda a equipe e população. Parabéns a todos!